terça-feira, 18 de setembro de 2007

O que é humanidade?

Por Carol Medrado


Homem: qualquer indivíduo da espécie animal que apresenta o maior grau de complexidade na escala evolutiva. Animal: ser vivo organizado dotado de sensibilidade e movimento; animal irracional; pessoa muito ignorante, ou cruel, ou estúpida. O livro Verdadeiros Animais de Hannah Tinti fez com que eu precisasse checar algumas definições. Esse é o primeiro livro da autora americana de Salem e é publicado no Brasil pela coleção Safra XXI da editora Rocco. É composto por onze contos onde os animais servem de pretexto para revelar a face animalesca do homem.

Razão: faculdade de avaliar, julgar, ponderar idéias universais; raciocínio, juízo; faculdade de estabelecer relações lógicas, de raciocinar, inteligência. A protagonista do conto “Como reanimar a cobra de sua vida” é uma secretária cuja principal atribuição no trabalho é recitar tamanhos e cores de post-its disponíveis e consertar pequenos defeitos na máquina de xerox. Fred, seu “namorado”, pede que ela tome conta de sua jibóia de estimação. Um dia, sem motivo aparente, Fred desaparece num show deixando a cobra de herança para a namorada. Ela passa a fazer de tudo para agradar a cobra, a jibóia torna-se o motivo de sua existência. Mesmo assim, por veleidade, ela resolve dissecá-la com a frieza que adquiriu em suas aulas de medicina. Só que Fred aparece para buscar a cobra...

Emoção: abalo moral; comoção. Martin Spordonza soube desde sempre do dom de Ambruzzo. Não foi à toa que Ambruzzo foi considerado o “Pistoleiro do ano”. À serviço da família Spordonza, Ambruzzo matava com fria precisão, sendo capaz de treinar sua mira em inocentes durante piqueniques. Ambruzzo só experimentou algo próximo do amor duas vezes. Quando sua avó que lhe criou morreu, ele foi incapaz de chorar. Ambruzzo era um animal, só um tiro seria capaz de atingir seu coração.

Estima: sentimento da importância, do valor, de alguém ou de algo; apreço; amizade. Slim era o coelho de estimação de Rick. A maior diversão de Rick era jogar Slim da janela do terceiro andar. A mãe de Rick parecia não se importar muito com a brincadeira desde que Rick não sujasse a roupa. Era ela que cuidava dos ferimentos do coelho, deixando-o pronto para outra viagem pela janela. “A última viagem de Slim” acontece sob seus olhos complacentes.

Dignidade: elevação ou grandeza moral; honradez; autoridade, gravidade; decência, decoro. Doë, Lulu e Francesco são girafas que vivem em um zoológico. No conto “Condições razoáveis” são os animais que adquirem feições humanas. A única coisa que as girafas querem é uma vida mais decente, por isso apresentam uma lista de exigências à direção do zoológico para que melhorem suas condições de vida. Para atingirem seus objetivos elas são capazes até mesmo de forjar suicídio. A situação acaba chamando a atenção da imprensa, mas a direção do zoo parece não querer negociar. Como é comum em protestos, por mais justas que sejam as exigências, o lado mais fraco acaba se dando mal.

Humano: próprio do homem; relativo ao homem; bondoso; humanitário. No conto que dá título ao livro são contadas diversas histórias sobre a relação entre os homens e os animais: um gato que salva sua dona da abdução, um tratador de leões que tem o seu braço comido, uma cacatua que prevê a morte do dono. Conta também a história da elefanta Marysue e de seu tratador. Um dia ele chega mais cedo do trabalho e vê um homem saindo escondido de sua casa. Ele espanca a mulher e fica feliz com isso: “todo mundo que trabalha com animais fica marcado em algum lugar”. Humanidade: natureza humana; o gênero humano; clemência; compaixão.


Resenha de TINTI, Hannah. Verdadeiros Animais. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

10 comentários:

Anônimo disse...

Porra, será que no site da editora tem desconto?

Anônimo disse...

Uma bruxa de Salem,legal.

Anônimo disse...

Conheço esta autora...

Anônimo disse...

Legal

Anônimo disse...

Legal

Anônimo disse...

Legal

Anônimo disse...

Legal

Anônimo disse...

Legal

Anônimo disse...

Legal

@sobrecomum disse...

Essa foi a melhor resenha que eu li. Texto muito bem redigido. Com a mesma textura do livro. Parabéns!

Infelizmente a obra é pouco conhecida no Brasil.