segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Leitura Acessível


“Comprei” o livro Contos de Amor Rasgado de Marina Colasanti na Bienal do Livro da Bahia desse ano, acabei não pagando nada por ele pois o valor cobrado na entrada dava direito a três reais de desconto na compra de livros, justamente o preço do livro de Colasanti. Adquiri um livro novo e ótimo por um preço acessível. O livro é composto por pequenos contos cujo tema principal é o amor. O lirismo e o humor presente nos contos fazem com esteja entre as minhas melhores leituras do ano. Selecionei os contos que mais gosto entre os menores do livro:

Conto em Letras Garrafais

"Todos os dias esvaziava uma garrafa, colocava dentro sua mensagem, e a entregava ao mar. Nunca recebeu resposta.
Mas tornou-se alcoólatra. "

Prova de Amor

"'Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar', pediu ele.
E ela, num supremo esforço de amor, começou a fiar dentro de si, e a laboriosamente expelir aqueles novos pêlos, que na pele fechada feriam caminho.
Mas quando, afinal, a doce barba cobriu-lhe o rosto, e com orgulho expectante entregou sua estranheza àquele homem: “Você não é mais a mesma”, disse ele.
E se foi. "

Uma Questão de Educação

"Viu sua mulher conversando no portão com o amante. Não teve dúvidas. Quando ela entrou, decapitou-a com o machado. Depois recolheu a cabeça e, antes que todo sangue escapasse pelo pescoço truncado, jogou-a na panela. Picou a cebola, os temperos, acrescentou água, e começou a cozinhar a grande sopa.
Pronta, porém, não conseguiu comê-la. Ânsias de vômito trancavam-lhe diante do prato macabro. Nunca, desde pequeno, suportara a visão de cabelos na comida. "

De fato, uma mulher preciosa

"Adoeceu a mulher. Bebia água, banhava-se com leite, recusava a comida, e não saía da cama. Entre as coxas, por vezes, uma baba irisada escorria, secando sobre a pele.
Passado algum tempo, quis penetrá-la o marido, há muito ausente daquele corpo. Mas adentrando nas carnes, sentiu o impedimento. Então, retirando-se dela, mergulhou os dedos em pinça, e no fundo, além de pétalas e pistilo, rodeada de mucosas palpitantes, pescou, úmida, a pérola. "


Resenha de COLASANTI, Marina. Contos de Amor Rasgado. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

Nenhum comentário: